Campanha poderosa, criativa e necessária, alerta para o drama da mutilação genital feminina


Via hypeness


A mutilação genital feminina pode parecer um problema distante, mas ocorre no mundo inteiro, vitimando mais de 200 milhões de mulheres. Os dados são da organização alemã Terre Des Femmes, que acaba de criar uma poderosa e criativa campanha para conscientizar sobre a prática.

Na Alemanha, por exemplo, 48 mil mulheres foram afetadas pela mutilação genital, que se caracteriza pela remoção total ou parcial da área externa do genital feminino por razões não-médicas.

A prática é comum em muitas culturas, em que mulheres que não passaram por esta mutilação podem ser preteridas em casamentos – dos quais muitas vezes ela e suas famílias dependem para sobreviver. Em muitos casos, elas sequer sabem que irão passar pelo procedimento até que a mutilação ocorra.


Para alertar sobre o problema, a organização lançou a campanha Open Your Eyes (“Abra seus Olhos”, em inglês) em conjunto com a agência Grey Düsseldorf . Os anúncios chamam a atenção imediatamente por se assemelharem a um genital feminino. São, na verdade, fotografias de olhos de mulheres fechados exibidas na vertical.


Além de mostrar que muitas vezes o problema é agravado por não estarmos prestando atenção nele, a instituição também realizou entrevistas com mulheres que passaram pela mutilação genital. Abaixo, você pode conferir uma destas entrevistas, com legendas em inglês.





Todas as fotos © Open Your Eyes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Breve história crítica dos feminismos no Brasil

Excluídas da história oficial, as mulheres fazem do ato de contar a própria trajetória uma forma de resistência. Neste ensaio, publicado na...