Biblioteca

Título: SUPERANDO O RACISMO NA ESCOLA

Autor: SECAD, Kabengele Munanga (organizador)
Editora: SECAD. Edição: 2ª Edição Revisada.

Clique para DOWNLOAD

A escola se constitui em um instrumento reprodutor de preconceitos e práticas racistas nem sempre explícitas, que se caracterizam, principalmente pelo silenciamento não trato das questões étnico – culturais, tendo como suporte o livro didático indicado às séries de alunos que se encontram na idade de formação de valores e por isso conteúdos assimilados deverão moldar as suas personalidades construindo suas identidades e reforçando padrões de comportamento. É indispensável que os currículos e os livros escolares estejam isentos de qualquer conteúdo racista ou de intolerância. Mais do que isso. É imprescindível que reflitam, em sua plenitude, as contribuições dos diversos grupos étnicos para a formação da nação e da cultura brasileira.




Título: Quilombos - Espaço de resistência de homens e mulheres negros


Clique para DOWNLOAD


“A Seppir é um parceiro importante em todo esse processo, já que foi o órgão articulador para a constituição dessa chamada de Ater 003/2011 para Quilombolas, na discussão de quais estados e municípios, e ainda no estabelecimento de metodologias e estratégias de trabalho com relação a esse público”, declara a gerente de Projetos da Secretaria da Comunidades Tradicionais (Secomt), da Seppir.









O PORTUGUÊS AFRO-BRASILEIRO

Fotografia: Antônio Rodrigues Santos

Clique para DOWNLOAD


As análises reunidas neste livro abrem uma importante frente para a pesquisa sobre a história linguística do Brasil. Por um lado, desviam o foco da língua da elite letrada para as variedades linguísticas usadas pela grande maioria da população e, por outro, resgatam a importância dos chamados fatores externos para a compreensão da história da língua no país.





LIVRO: Os Africanos No Brasil

Nina Rodrigues

Clique para DOWNLOAD

A obra traz à tona as tradições, os valores e a cultura dos africanos em nosso país, que desembarcavam de todos os cantos da África, em navios negreiros em condições subumanas. Mas mesmo assim, eles traziam consigo uma bagagem muito valiosa, que ninguém poderia lhes tirar: as diversas tradições e os valores culturais de seus antepassados. O autor da obra passou mais de 15 anos estudando e praticando a cultura dos negros no Brasil, incluindo culinária, música e religião.

Entrevistou antigos africanos, procurando descobrir a verdade oculta no decorrer dos tempos. Em sua pesquisa, teve mais de 2 mil africanos catalogados à época da abolição da escravatura.

Embora já tivesse publicado diversos ensaios sobre a cultura negra, foi em "Os Africanos no Brasil" que ele reuniu a parte mais consistente de suas pesquisas sobre os costumes preservados pelos afro-descendentes. Esta é uma obra de verdadeiro resgate cultural. Mostra a verdadeira identidade do negro e suas raízes.

É um clássico brasileiro, e como tal, deve ser lido, estudado e apreciado. 




UMA HISTÓRIA DO NEGRO NO BRASIL
De: Wlamyra R. de Albuquerque e Walter Fraga Filho

Clique para DOWNLOAD

A história do negro brasileiro não teve início com o tráfico de escravos. É uma história bem mais antiga, anterior à escravidão nas Américas, à vida de cativo no Brasil. Trata-se de uma saga que se cruza com a aventura dos navegadores europeus, principalmente os portugueses, e com a formação do Brasil como país. Conhecer a história da África é fundamental para entender como foi possível que milhões de homens, mulheres e crianças fossem aprisionados e trazidos nos porões de navios destinados às Américas. Por isso, para compreendermos a trajetória dos negros brasileiros é preciso saber como e por que o continente africano se tornou o maior centro de dispersão populacional do mundo moderno.



Livro: Atlas do Trabalho Escravo no Brasil

De Hervé Trévy, Neli Aparecida de Mello, Júlio Hato e Eduardo Paulon Girard

Clique para DOWNLOAD

A inacreditável situação da escravidão no Brasil em pleno século XXI. 

















Livro: África à vista - dez estudos sobre o português escrito por africanos no Brasil do século XIX

Org.: Tânia Lobo e Klebson Oliveira

Clique para DOWNLOAD

A formação histórica do português brasileiro deu-se em complexo contexto de contato entre línguas. Dentre as diversas situações de contato havidas, a do português com línguas africanas assume maior relevância por ter sido generalizada no tempo e no espaço. Africanos e afro-descendentes, no período que se estende do século XVII ao século XIX, correspondem juntos a cerca de 60% da população brasileira (cf. MUSSA, 1991). Contudo, a escrita da história lingüística deste que é o mais expressivo segmento formador da população brasileira era tarefa que se colocava no plano de uma reconstrução quase que exclusivamente a partir de 'indícios', uma tarefa não para historiadores, mas para arqueólogos da língua portuguesa (cf. MATTOS E SILVA, 2002) (trecho retirado da Introdução do livro).




Título: História da Educação do Negro e outras histórias

Autor: Organização: Jeruse Romão Editora: SECAD.

Clique para DOWNLOAD

À luz da trajetória educacional da população negra, História da Educação do Negro e outras histórias, obra organizada pela educadora Jeruse Romão, reúne com rigor metodológico artigos que acenam para propostas político-pedagógicas anti-racistas e apresenta com originalidade temas caros à história da educação desse segmento populacional. Essa estratégia emerge do entendimento de que o conhecimento histórico é ferramenta indispensável para o combate aos mecanismos legais, pedagógicos, administrativos e políticos que foram e ainda são adotados pelos sistemas de ensino para impedir o acesso de pessoas negras à educação regular e formal.




Projeto Memória: Kit Pedagógico

Almanaque Histórico: 
João Cândido - A Luta pelos Direitos Humanos

Clique para DOWNLOAD

A saga de João Cândido













Livro: Alma Africana - No Brasil - Os Iorubás

De Romilda Iyakemi Ribeiro

Clique para DOWNLOAD

A Alma Africana no Brasil: os iorubás, de Ronilda Iyakemi Ribeiro se propõe a contribuir para o preenchimento dessa lacuna: levar os brasileiros a redescobrirem uma de suas múltiplas fontes culturais. Em vez de pintar uma África única, unitária e simplificada, a autora se limita neste livro a falar principalmente do segmento étnico iorubá da Nigéria cuja contribuição à cultura brasileira, essencialmente no domínio religioso, é significativa.
A autora descreve os iorubás no seu berço africano, de um lado, e tenta a partir desse pano de fundo cultural africano enfocar as influências e o impacto cultural trazidos para a cultura brasileira. Sem dúvida, a obra apresenta uma diversidade temática compilando dados históricos, sócio-políticos, religiosos etc... o que denota a preocupação da autora em fornecer um quadro o mais completo possível de informações sobre os iorubás.







Livro: Dicionário dos Rituais Afro-Brasileiros
De Baçan

Clique para DOWNLOAD
















Caderno: Tecnologia Africana na Formação Brasileira

De Henrique Cunha Junior


Clique para DOWNLOAD


Ao publicar Tecnologia Africana na Formação Brasileira, do prof. Dr. Henrique Cunha Junior, prosseguimos com a divulgação da história de nossas raízes, que sistematicamente nos foi negada ou manipulada de acordo com os interesses eurocentristas de quem a escrevia, se “esquecendo” de narrar acontecimentos inteiros da presença e contribuição negro-africana na formação do Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Breve história crítica dos feminismos no Brasil

Excluídas da história oficial, as mulheres fazem do ato de contar a própria trajetória uma forma de resistência. Neste ensaio, publicado na...