Mais de 2 mil obras de literatura de cordel disponível online. Um acervo raro e gratuito.

A literatura de cordel é um gênero bastante popular no nordeste brasileiro, mas nem sempre acessível para quem vive fora dessa região. Surgido no Brasil na segunda metade do século 19, as obras de cordel eram geralmente registradas em folhetos, vendidos em feiras. Mas, para preservar esse tipo de literatura, a Fundação Casa Rui Barbosa criou um acervo com 2.340 folhetos, todos disponíveis para consulta online.


As obras são disponibilizadas através do site Cordel – Literatura Popular em Verso, que já reúne a obra de 21 cordelistas. O conteúdo pode ser acessado gratuitamente e inclui obras raras, versões originais e variações de cordéis. Entre os folhetos catalogados, estão aqueles que já entraram em domínio público, bem como obras que obtiveram autorização dos autores ou familiares para compor o acervo.


Foto: Diego Dacal


A ideia partiu da professora Ivone da Silva Ramos Maya depois de se deparar com um material raro do cordelista Leandro Gomes de Barros, segundo relata uma notícia publicada no site Universia. Leandro seria um dos mais importantes poetas do gênero, de forma que a professora teria buscado uma maneira de compartilhar sua obra com o público, tornando-a acessível a um número maior de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Breve história crítica dos feminismos no Brasil

Excluídas da história oficial, as mulheres fazem do ato de contar a própria trajetória uma forma de resistência. Neste ensaio, publicado na...