DANDARA - Mais uma vítima da formação preconceituosa, LGBTfóbica e fundamentalista

A travesti Dandara, de 42 anos, foi espancada, torturada e morta por cinco homens em 15 de fevereiro, no bairro Bom Jardim, em Fortaleza (CE)


Brasil é um dos países que mais matam travestis e transexuais.

Por Edson Axé

As pregações de ódio, do padrão heteronormativo e o apartheid social faz mais uma vítima com requintes de crueldade, tudo filmado pelos algozes e cúmplices.

O Estado precisa garantir a inviolabilidade  do Direito fundamental da pessoa humana. No que preze o EXERCÍCIO PLENO DA CIDADANIA E DO RESPEITO.

Lamentamos estas cenas acontecendo em pleno século XXI; onde a Declaração Universal dos Direitos Humanos é e deve ser um tratado dogmático seguido por todos.

Alguns anos (aproximadamente 1998), um grupo de jovens da classe média alta, mataram um ÍNDIO PATAXÓ NO DISTRITO FEDERAL justificando "pensar que era um mendigo". No Rio de Janeiro mataram um JOVEM NEGRO ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA confundido-lhe com um 'marginal'; ainda no RJ Cláudia Silva MULHER NEGRA foi arrastada até a morte por uma viatura policial, DANDARA mais travesti que não escapa da fúria e da crueldade odiosa fundamentalista.

RESISTIREMOS!! E continuaremos nossa luta por uma sociedade justa e uma NOVA CULTURA  DE PAZ.

DANDARA será recebida no céu e de lá nos motivará e fortalecerá  nossa luta que é todo dia contra o Racismo, Machismo,  Intolerância Religiosa e LGBTfobia.

Com 600 mortes em seis anos - um dado divulgado em 2015 --
o Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais.
_________________________________________________________________________________



O governo do Ceará emitiu uma nota de repúdio em relação aos "atos de violência e intolerância como o que praticado contra Dandara dos Santos", morta por brutal espancamento". Leia abaixo a íntegra da nota do Governo do Ceará. Via G1

Nota de repúdio
O Governo do Ceará vem a público manifestar o seu mais profundo repúdio a atos de violência e intolerância como o que foi praticado contra Dandara dos Santos, morta por brutal espancamento. Cumpre informar que toda a estrutura da Segurança Pública do Estado está mobilizada para a apuração do crime e punição dos responsáveis.
Este governo acredita e defende, por meio de uma estrutura de direitos humanos vinculada ao Gabinete do Governador e por políticas públicas vigentes, que o pluralismo, a diversidade e a tolerância são valores fundamentais para a democracia. Estes são pilares inalienáveis de uma sociedade inclusiva e justa.
A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT do Estado do Ceará tem entre suas atribuições a execução de políticas de atendimento e de afirmação das minorias de gênero, assim como a contribuição efetiva para o debate sobre todas as questões relativas à população LGBT.
Em consonância com os preceitos das liberdades individuais e dos direitos humanos, reafirmamos nossa opção pela vida humana, renegando toda e qualquer manifestação de preconceito.

04.03.2017
José Élcio Batista
Secretário-chefe do Gabinete do Governador 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Breve história crítica dos feminismos no Brasil

Excluídas da história oficial, as mulheres fazem do ato de contar a própria trajetória uma forma de resistência. Neste ensaio, publicado na...