I ENCONTRO DE POVOS TRADICIONAIS DO SERTÃO

I ENCONTRO DE POVOS TRADICIONAIS DO SERTÃO 

O evento, que foi realizado no Sítio Carrapateira, distrito do município de Jatobá, reuniu índios, ciganos, quilombolas, pescadores, vaqueiros e representantes de outras comunidades tradicionais. O evento foi realizado pela AIPES- Associação Indígena Entre – Serras Pankararu e SEMAS – Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade – PE, e foi fruto de convênio assinado pelo secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, junto com lideranças da Associação Indígena Entre-serras, da região de Petrolândia.

Para que esse importante encontro fosse realizado, uma comissão de indígenas Pankararu da terra indígena Entre-Serras, formadas pelo cacique Marcelo Gomes Monteiro Luz, Ubirajara Fernandes Barbosa e Adelmar Fernandes Barbosa Junior, juntamente com a coordenadora chefe da Coordenação de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da Secretaria Meio Ambiente do estado, Bernadete Lopes percorreram algumas secretarias do governo do estado e alguns órgãos, na tentativa de captar recursos para realização deste Primeiro Encontro de Povos e Comunidades Tradicionais do Sertão de Pernambuco.

Durante o evento foram discutidos temas que permeiam a gestão ambiental dos territórios tradicionais, a preservação da tradição de ervas medicinais sagradas e a diversidade cultura, além de assinaturas de termos de compromissos.

O evento contou com a participação do Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do estado de Pernambuco, Sérgio Xavier e com os prefeitos de Jatobá e Tacaratu, Robson Barbosa e Gerson Silva respectivamente.


Na oportunidade, durante o seu discurso o prefeito de Jatobá, Robson Barbosa, prometeu ainda para este ano, a criação de uma Secretaria Indígena no município. Segundo o gestor, com isso ele estará pagando uma promessa de campanha.

O Ministério Público de Pernambuco também esteve presente no evento, sendo representado por Dr. Daniel Gustavo Meneguz Moreno, Promotor de Petrolândia e Jatobá, Dr. Antônio Rolemberg Feitosa Júnior, Promotor de Floresta e Carnaubeira da Penha, e Dr. Ademilton das Virgens Carvalho, Promotor de Inajá e Manari, além da Procuradora de Justiça, Maria Bernadete Martins de Azevedo Figueiroa.




"Foi um momento de grande troca de saberes entre tribos indígenas, povo da jurema, povos quilombolas, ciganos e artistas da cultura popular e tradicional. Com um grande ritual de Jurema com os diversos juremeiros e pajés de PE."

"Fazendo com isso, o primeiro momento na história da Jurema onde os sacerdotes do litoral congregaram integralmente dentro de matas sagradas dos indígenas o ritual da Jurema, realizando uma grande troca de saberes."
(Alexandre L'Omi L'Odò -  Quilombo Cultural Malunguinho




No 1º Encontro das Comunidades Tradicionais do Sertão de Pernambuco, na presença do Gt de Combate ao Racismo do Ministério Público de Pernambuco - MPPE, Foi realizado uma manifestação pela saída do Pastor Marcos Feliciano por compreendermos que este violador dos Direitos da Pessoa Humana é um ministro do ódio e faz apologia racista, homofóbica e fundamentalista; logo não tendo perfil para exercer a função de presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias.
(Edson Axé)



Click no Link e visualize as fotos do evento. 

                


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Breve história crítica dos feminismos no Brasil

Excluídas da história oficial, as mulheres fazem do ato de contar a própria trajetória uma forma de resistência. Neste ensaio, publicado na...