O NOVO CAPITALISMO BRASILEIRO, ISO 26000




O Jornal Valor econômico de ontem, 16/05/2017, traz a posição do Procurador Geral do Ministério Público do Trabalho, no sentido que a reforma trabalhista proposta, não deu certo em outros países , bem como precarizou as relações de trabalho, em relação á salário e segurança do trabalho.

Como enquadrar a aludida reforma, na ISO 26000.?

Sabe-se que o mercado internacional, tem uma política, de compra , sobre respeito ao trabalho humano, não utilização de trabalho escravo, etc .

Ou seja, é um requisito da competitividade , tais premissas.

O iso 9000, é uma realidade, incontestável e quando vier o 26000?


Vide o fato da repercussão http://exame.abril.com.br/negocios/como-a-nike-esta-lutando-contra-o-uso-de-mao-de-obra-escrava/.

Ou recentemente , em http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/04/30-mil-trabalhadores-que-fabricam-para-nike-e-adidas-entram-em-greve.html


Dados do dieese, sobre terceirização e precarização, estão Aqui


e é colocado que: Se queremos um sistema de mediação que permita com que as relações de trabalho sejam relações que sustentem um sistema de crescimento econômico, assentado na agregação de valor, assentado no incremento da produtividade, assentado no fortalecimento do mercado interno com geração de emprego e de salário, o sistema tem que ser coerente com esses princípios. Esse projeto não está preocupado com nada disso .

Temos a opinião, não de um sindicalista , ou um ” marxista leninista” ou blochevique trotskista”, mas sim de um CAPITALISTA: , este conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons. Para o uso dessas informações é preciso citar a fonte e o link ativo do Portal EcoD.

Condições de uso do conteúdoUnder Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives


Dicas para quem não quiser ficar de fora da RSE

De acordo com Cajazeira, que há 19 anos trabalha na Suzano Papel e Celulose e é referência quando o assunto é a sustentabilidade dos negócios, as empresas que querem ser perenes no mercado precisam implantar políticas de Responsabilidade Social Empresarial. “As empresas que optarem por não aderir às RSE poderão ganhar muito dinheiro fácil, durante algum tempo, mas logo depois irão acabar, porque o modelo de gestão desses novos tempos é pautado na transparência e na ética das organizações”, explicou. O executivo listou dois fatores tidos por ele como essenciais para quem deseja aplicar uma gestão socialmente responsável:

A ISO 26000, disponível, na integra aqui, estabelece, em rápidas pinceladas, que :

Com precarização, aumento de acidentes de trabalho, em especial nas terceirizações , e redução dos salários, como ficará o sistema de previdência social e o próprio capitalismo brasileiro? Afinal, como a economia irá girar se a população não tem grana, pila, money bufunfa.

O Presidente do TRT 2 ( Tribunal Regional do Trabalho) 2, visualiza o trágico futuro Aqui

Discute-se reforma da previdencia, para ” solução do deficit” mas por outro lado, lança-se um projeto que vai aumentar o deficit, pois irão aumentar os acidentes de trabalho, conforme dados de um JUIZ , DESEMBARGADOR FEDERAL DO TRABALHO.

Ou seja, ficaremos fora do mercado, quando o mercado exigir a ISO 26000? Ou aí, iremos pensar nela?

O capitalismo brasileiro, é para todo o povo? Que tipo de “capitalistas “temos? Temos irresponsaveis, socialmente ?

O que é isso, companheiro?

Lá no ALEGRETE , RS , há um cara chamado Henry que abriu uma montadora gaudéria criou uma linha de produção e barateou os veiculos e tá vendendo tri bem.

Ganha no volume.

O nome do jovem ( guri, piá) é HENRY FORD.

Tem um outro, um tal de Herbert J. Taylor, que formulou uma tal de prova quadrupla, é um guri, bem organizado, so que é de uruguaiana RS .

Consta da wikipedia que: Quando de seu retorno, trabalhou em diversas Empresas, obtendo sucesso em todas elas, quando finalmente assumiu a presidência da “Club Aluminum Company”. A Companhia estava em estado pré-falimentar. O seu comprometimento com o quadro de funcionários, a sua postura ética e a adoção da Prova Quádrupla nos negócios levou a recuperação Empresa.

Por fim, reflitamos, sob a ótica do ROTARY INTERNACIONAL, com a prova quádrupla, disponível aqui., ela diz que :

A Prova Quádrupla foi criada em 1932, pelo rotariano Herbert J. Taylor, que também foi Presidente do Rotary International. As quatro perguntas foram utilizadas como filosofia de trabalho pela Companhia do autor, que na época enfrentava uma grave crise. Os funcionários foram incentivados a utilizar o questionário em suas vidas profissionais e pessoais. A adoção desta postura, levou a Empresa a sair de uma situação pré-falimentar.A mesma Prova Quádrupla foi adotada pelo Rotary International em 1943, é amplamente divulgada pelos Rotary Clubes no mundo, e tem como objetivo desenvolver e manter altos padrões de ética nas relações humanas.


A Prova Quádrupla:

Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos.

1. É a VERDADE?

2. É JUSTO para todos os interessados?

3. Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?

4. Será BENÉFICO para todos os interessados?


Durante muitas décadas, Rotary Clubes e rotarianos em todo o mundo têm usado a Prova Quádrupla, como instrumento para desenvolver o respeito e compreensão entre os povos.

Como se emprega a Prova é indicado pelo rotariano de Chicago que a idealizou. Sugere ele que, primeiro, se decore o texto e, depois, se adquira o hábito de confrontar pensamentos, palavras e atos com as perguntas formuladas.

É um guia para se agir direito. Se guardada de memória e aplicada no tratamento com terceiros, contribuirá definitivamente para mais efetivas e amistosas relações.

A experiência de muitos tem mostrado que se deve consultar sistematicamente a Prova Quádrupla para avaliar a retidão de pensamentos, palavras e atos, logrando-se maior felicidade e êxito.

Deixamos a seu livre arbítrio , para pensar , que CAPITALISMO BRASILEIRO QUEREMOS, afinal esta coisa de Iso 26000, não ´´e coisa de comunista , marxista leninista, bolchevique trotskista .

Ou será de subversivos ? Ou se sindicalistas .

Ou iremos pensar na Iso 26000 , só quando o mercado a exigir, será tarde.



Qual a lógica ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Breve história crítica dos feminismos no Brasil

Excluídas da história oficial, as mulheres fazem do ato de contar a própria trajetória uma forma de resistência. Neste ensaio, publicado na...