Preparem-se para a prisão do Lula e de muitos outros

O julgamento do TRF 4, no ultimo dia 24/01/18, foi um sinal límpido das regras do jogo. Vale tudo pra dar sequência ao golpe. Que Lula seria condenado já era algo praticamente certo e divulgado, ao menos pra este blogueiro. A forma, porém, não poderia ser mais escandalosa. Os desembargadores aumentaram a pena pra livrar Moro de qualquer acusação de ter exorbitado no processo. Ainda foram unânimes não só na decisão como na pena. Pra impedir recursos. E pra não deixar dúvida, disseram que a condenação tem que ser cumprida pelo juiz de primeira instância quando publicada.

Lula vai ser preso em breve. Esse blogueiro arrisca dizer que antes do Carnaval.

Por muito tempo, boa parte das lideranças petistas ficou na esparrela de que não ia ter impeachment, de que eles não teriam coragem de prender Lula, que não ia dar tempo de impedir sua candidatura e assim por diante. Pois bem, isso é passado.





Lula vai ser preso e pode até vir a ser solto depois por uma decisão do STF, mas pra isso o país terá que virar de ponta cabeça. Antes, porém, muitas lideranças provavelmente serão presas. É aí que mora o perigo. A prisão de Lula é a porta pra o endurecimento contra a esquerda e os movimentos sociais. Com o “chefe da quadrilha” na jaula é hora de pegar o resto da gangue.

As lideranças sociais serão os primeiros alvos. Não serão parlamentares ou advogados e jornalistas progressistas, esses ficarão pra um momento seguinte e se necessário for. Primeiro a galera que coloca gente na rua e pode inflamar o país.

O que fazer numa situação dessas? Difícil saber. O que se deve saber é que não dá mais pra pensar a conjuntura fazendo análises equivocadas, otimistas, iludidas. Ontem, enquanto, Lula era condenado, o processo contra Serra era arquivado.

Não existe jogo a ser jogado nas barras dos tribunais. A radicalização destrambelhada também não é o caminho. Mas o pior é ficar se iludindo. Lula será preso e a esquerda precisa pensar como agir a partir deste dado da realidade.


Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula/Fotos Públicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Breve história crítica dos feminismos no Brasil

Excluídas da história oficial, as mulheres fazem do ato de contar a própria trajetória uma forma de resistência. Neste ensaio, publicado na...