Apesar dos dados ALARMANTES de violência contra as mulheres, Pernambuco é o único estado que não aderiu ao programa CASA DA MULHER BRASILEIRA


A ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci, criticou neste domingo (10) a não adesão do governo de Pernambuco ao programa federal Casa da Mulher Brasileira, estrutura que agrega vários órgãos públicos para assistência à mulher vítima de violência.

Em setembro, a cúpula do PSB, partido presidido pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, dedidiu entregar os cargos que a sigla detinha em ministérios e deixar o governo federal. Campos é o possível candidato do partido a presidente da República em 2014.

Segundo a ministra, a justificativa oficial dada pelo governo pernambucano para a ausência no programa foi a de que o estado já tinha uma rede de proteção própria. Mas ela disse acreditar que houve motivação política.

"Todas as afirmações que me fizeram é que havia lá uma rede construída. Essa rede construída é com o nosso dinheiro, do governo federal, que é um pacto de enfrentamento (de violência de gênero), que é descentralizado para lá", afirmou. Questionada novamente sobre o motivo, respondeu: "Evidentemente que eu só posso pensar que tem uma questão política aí", afirmou a ministra antes de votar nas eleições internas do PT, na sede do partido, em Brasília.

G1 tenta contato com a assessoria para ouvir a versão do governo de Pernambuco sobre as afirmações da ministra.
Segundo Eleonora Menicucci, Pernambuco foi o único estado que não aderiu ao programa. Ela disse que o governador Eduardo Campos não estava em Recife na ultima quinta, quando foi à capital pernambucana para assinar a parceria com o governo estadual.

"Eu negociei até quinta-feira, quando estive lá para entregar os ônibus, mas na verdade, ele não estava. Estava lá o vice-governador porque [Eduardo Campos] estava na Alemanha", disse a ministra.

No programa Casa da Mulher Brasileira, o governo federal paga a infraestrutura das unidades, mas os responsáveis pela instalação e manutenção dos serviços oferecidos são os governos estaduais e as prefeituras, juntamente com os Judiciários locais.

Do, G1-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Breve história crítica dos feminismos no Brasil

Excluídas da história oficial, as mulheres fazem do ato de contar a própria trajetória uma forma de resistência. Neste ensaio, publicado na...