Polícia de Pernambuco agora fará estatísticas oficiais de crimes homofóbicos


da Redação do Toda Forma de Amor
 O número de crimes e agressões contra pessoas de orientação sexual diferente agora será contabilizado pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco e catalogado em um banco de dados com divulgação que não pode acontecer em período superior a um ano. Até agora esses crimes eram contabilizados por ativistas de entidades de defesa dos homossexuais com base em casos publicados na imprensa. 
 As estatísticas de crimes homofóbicos passaram a ser oficiais por meio de um decreto do governador Eduardo Campos regulamentando a Lei 12.876 de 2005 que obriga o Poder Executivo estadual a contabilizar esses números. 
 "As estatísticas são a base das políticas públicas. O gestor precisa de números para poder agir. Os gestores vão ter que pensar políticas mais específicas agora que dispõem dos números oficiais" comemora o sociólogo Rildo Veras, ativista e assessor para a diversidade do governo estadual.
 Pernambuco já figurou como primeiro do país em crimes contra pessoas de orientação sexual diferente e, hoje, está em terceiro lugar nesse tipo de violência. Apesar disso, os dados coletados agora em 2013, mostram um avanço no número de assassinatos de homossexuais com a identificação de 22 crimes até agora, contra 32 em todo ano de 2012. 
 A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco tem um grupo de trabalho focado nos direitos humanos das minorias. Para o gestor da equipe, Thomas Edson, ter estatísticas oficiais é arma contra esse tipo de violência.  "Vai ajudar muito na investigação desses crimes. A partir do momento que você tem esses dados fica mais fácil o trabalho da polícia, já que existe um direcionamento" explica Edson.

Fonte - NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Breve história crítica dos feminismos no Brasil

Excluídas da história oficial, as mulheres fazem do ato de contar a própria trajetória uma forma de resistência. Neste ensaio, publicado na...