Por que as mulheres são estupradas - Vídeo usa sarcasmo para explicar


Como falar de um assunto grave de forma amena, irônica e até engraçada? Se valendo do humor. Foi isso que fez o coletivo de humor All India Bakchod (AIB 365) em um vídeo que mostra os absurdos dos quais a mulher que sofre abuso sexual é acusada. O título já diz muito: It’s Your Fault (A Culpa é Sua), e assim uma mulher é estuprada na Índia a cada 20 minutos.

O vídeo tem uma linguagem próxima com os de televendas, onde as mulheres falam sobre os infelizes comentários das autoridades locais a respeito das mulheres estupradas. Por exemplo, se uma mulher estiver sozinha na rua a noite, e for violentada, ela deu motivo pois devia estar em casa cuidando do marido em vez de trabalhar e voltar sozinha pra casa, mas se estivesse com outros homens seria estuprada pois estava na companhia de… homens. No vídeo, a apresentadora cita que o fato que ocorreu em dezembro de 2012, onde uma mulher foi violentada e estuprada até a morte por cinco homens, e o guru Asaram Bapu disse que a mulher tinha tanta culpa quanto seus agressores, por não ter os cumprimentado com a saudação “Bhaya”, que é usada para saudar estranhos.

E outros fatos absurdos, como cozinhar, falar ao telefone, usar roupas provocantes por influência dos filmes de Bollywood, tudo é motivo para culpá-las e ainda tem um detalhe cruel: se ele for seu marido, não é considerado estupro!


Aqui no Brasil, mesmo com uma realidade cultural totalmente diferente, as mulheres também sofrem abusos sexuais e psicológicos, e muitas vezes a culpa cai sobre elas através de justificativas como o tamanho da saia, do decote, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Breve história crítica dos feminismos no Brasil

Excluídas da história oficial, as mulheres fazem do ato de contar a própria trajetória uma forma de resistência. Neste ensaio, publicado na...