Antes que eles deixem de existir - (Ensaio Fotográfio apresenta tribos e comunidades prestes a se extinguir)

мурси2-652x521
Em viagem pelo planeta, fotógrafo registra imagens de civilizações ameaçadas — porque são “exóticas” aos olhos do Ocidente e não se submetem a mundo dominado pela mercadoria
O fotógrafo Jimmy Nelson andou pela Etiópia, Indonésia, Papua Nová Guiné, Quênia, Tanzânia, Nova Zelândia, Mongólia, Sibéria, Nepal, China, Vanuatu, Argentina, Equador, Namíbia, Índia, Sibéria e na Península de Chukotka. Tudo isso para registrar todas as tribos que ainda resistem mundo afora, e que estão prestes a se extinguir.
банна эфиопия
“Em 2009, meu plano era entrar em contato com tribos isoladas, e com visual único. Eu queria testemunhar as suas tradições, juntar-me a eles em seus rituais e descobrir como o resto do mundo está ameaçando seu modo de vida para sempre. Mais importante que isso, eu queria criar um documento fotográfico estético ambicioso que resistisse ao tempo. Um corpo de trabalho que fosse um registro etnográfico insubstituível de um mundo que está desaparecendo rapidamente.”, conta Jimmy Nelson.
Before They Pass Away (Antes Que Deixem de Existir) é o nome registro rico e cinematográfico que virou livro.
A estética do ensaio é de uma soberba única. A composição das fotos: cores, ângulos, enquadramentos, são fantásticas. Digna de um artista que conhece e explora o meio em que trabalha. As fotografias transmitem em essência a atmosfera dos povos registrados. Poucas vezes vi um trabalho tão interessante e cuidado.
A estética e escolha do fotógrafo poderiam servir de inspiração para qualquer outro trabalho que retrate povos semelhantes. Existe uma riqueza de detalhes e de expressão, que não podem ser deixadas de lado.  link: Before They Pass Way .
Abaixo confira algumas dessas imagens: 
tribos2
tribos3
tribos4
tribos5
tribos6
tribos7
tribos8
tribos9
  tribos10
tribos11
tribos12
tribos13
tribos14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Breve história crítica dos feminismos no Brasil

Excluídas da história oficial, as mulheres fazem do ato de contar a própria trajetória uma forma de resistência. Neste ensaio, publicado na...